top of page

"O Ensino de Ciências para Crianças: Experimento do Peixinho de Cartolina"

Foram utilizados no experimento: cartolina, tesoura, óleo, detergente e uma bacia com água. O peixe feito de cartolina foi colocado na água e logo após, um pingo de óleo no buraco realizado no centro do peixe. O peixe se move na água de forma rápida. E logo depois foi colocado, para se confirmar o experimento, um pingo também de detergente. Essa locomoção ocorre a partir da “tensão superficial”, que é uma propriedade dos líquidos, a qual causa contração na superfície da água formando uma camada fina e elástica. Ambos os produtos de cozinha fizeram com que o peixe se locomovesse, os dois produtos diminuíram a tensão superficial da água no furo e se espalharam pelo corte longo estruturando uma espécie de “jato” que impulsionou o peixe de cartolina (NETTO, 2015).

Para planejarmos uma aula para crianças envolvendo este experimento, primeiramente separaríamos a sala em duplas de alunos, pegaríamos os objetos para a execução e distribuiríamos entre as duplas. Logo depois explicaríamos no quadro negro como construir um peixinho de cartolina e depois como fazer o experimento. E então, deixaríamos que os alunos fizessem do seu modo, tendo erro ou não. Pois o erro faz parte de um bom ensino de Ciências. Os alunos observando os erros, eles fariam diferente e novamente, e novamente, até acertar a experiência, e nisso tudo está o aprendizado. Então, seria feita uma análise de como os alunos se desenvolveram no final, aqueles que não conseguiram, seriam ajudados pelos que conseguiram e esse é o processo de ensino-aprendizagem.

Enfim, erros e acertos, está aí o que a Ciência tem a nos ensinar. E ela nos mostra que a investigação é um grande caminho e este experimento demonstrou isso.

REFERÊNCIA:

NETTO, Luiz Ferraz. O Peixe de Papel. Disponível em: http://www.feiradeciencias.com.br/sala07/07_30.asp Acesso em: 30 Set. 2015.

AUTORES DO BLOG

Cláudio Moraes

 

Graduado em Gestão Ambiental e Estudante de Pedagogia, trabalha como Educador Ambiental e desenvolve Projetos Educacionais desde 2008.

Rafael Dias

Licenciado em Física, já atuou como professor e pesquisador na área de ensino. Ministra aulas particulares para todos os níveis educacionais.

SIGA-NOS NAS REDES
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
Postagens Recentes
Palavras-Chave
Nenhum tag.
bottom of page