top of page

"PEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: O PEDAGOGO EMPRESARIAL E SUA REAL FUNÇÃO"

CLÁUDIO RICARDO CHAVES MORAES

O presente texto tem como objetivo investigar sobre a educação não formal, dando destaque a Pedagogia Empresarial. O estudo justifica-se pela importância dos pedagogos conhecerem melhor essa específica Pedagogia, a qual é pouco conhecida, pois ela surgiu no Brasil somente no início da década de 1980. A problemática que procuraremos responder ao longo do texto é: Quais aspectos são fundamentais que o pedagogo deve saber sobre as pedagogias formais e não formais para a sua formação? A seguir, abordaremos mais sobre esse tema.

O pedagogo empresarial atua diretamente com as dificuldades da empresa junto ao RH, na gestão de pessoal integrando o colaborador junto à diretoria e em resoluções de conflitos nas relações interpessoais entre os mesmos. Ele é um mediador do processo de aprendizagem, um pesquisador, um gestor e um profissional que possui domínio da Ciência Pedagógica. Mas o que ocorre atualmente nas empresas com os pedagogos é que eles apenas são um conjunto de profissionais interessados em manter aparências, reproduzindo culturas empresariais de alienação e não como agentes transformadores para um novo paradigma. As empresas precisam modificar o seu modelo de gestão e assim se desenvolverem, o RH precisa atrair olhares de efetivo crescimento e desenvolvimento (PRADO; SILVA; CARDOSO, 2017).

Segundo Falqueto (2017), o perfil desse pedagogo é voltado a ajudar a organização, atingir objetivos e metas na empresa. Ele caracteriza-se pela flexibilidade em suas ações e precisa conhecer bastante a área do RH, administrando conflitos entre os colaboradores. Precisa ser um trabalhador comprometido com a habilidade de buscar soluções, além de conhecer os princípios da educação popular, ter muita competência e habilidades no seu planejar, ser um bom líder e ter boas noções de empreendedorismo.

O pedagogo empresarial desenvolve atividades como elaboração de projetos educacionais com o intuito de almejar os objetivos na melhoria do coletivo, selecionando e planejando cursos de capacitação. Ele representa a empresa em negociações, convenções, realiza palestras, além de ser um pesquisador que utiliza e implanta novos processos, o qual se busca o crescimento e a melhoria da qualidade da empresa e avalia também o desempenho dos funcionários (CABRAL, 2017).

Segundo Silva (2017, p. 03), esse pedagogo utilizará recursos específicos em seu campo de atuação:

[...] no âmbito da Seleção de Pessoal, de Entrevistas, na aplicação de testes de conhecimentos ou de capacidade, testes psicológicos e de personalidades, com restrição a atuação e interpretação do psicólogo enquanto profissional capacitado para esta função. Ainda pode aplicar testes de personalidade, de simulação e dinâmica de grupo.

A educação não formal é aquela que acontece fora do sistema formal de ensino. Mas esse tipo de educação é necessário também à utilização da didática propriamente dita, de metodologias e de planejamento das atividades que serão desenvolvidas pelo pedagogo. É de extrema importância e necessidade a presença dos pedagogos bem preparados na Pedagogia Hospitalar, no terceiro setor e nas empresas, pois esses profissionais possuem competências e responsabilidades trabalhadas nessas pedagogias sociais aqui anunciadas.

Conclui-se que a Pedagogia Empresarial atua no RH e na resolução de conflitos entre os colaboradores. Este pedagogo é um facilitador do processo de aprendizagem na empresa, além de ser um pesquisador e gestor com domínio da Ciência Pedagógica. Ele trabalha em cima de metas e objetivos na empresa, busca soluções na melhoria da qualidade e precisa saber muito bem planejar, ser um bom líder, elaborar projetos educacionais e ter consideráveis noções de empreendedorismo. Em relação à problemática do texto, verifica-se que os aspectos das pedagogias formais é que os pedagogos precisam efetivamente conhecer bem metodologias, técnicas e didáticas para a educação escolar, além de conhecer a Psicologia do Desenvolvimento Infantil. E enfim, os aspectos das pedagogias não formais ocorrem quando o pedagogo precisa continuar sendo um facilitador da aprendizagem e precisa tomar cuidados com a aplicação também de métodos apropriados, colaborando assim, na pedagogia social.

REFERÊNCIAS:

CABRAL, Ana Paula de Lira. Atuações de um Pedagogo na Empresa. Disponível em: http://www.redemebox.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=25125:atuacoes-de-um-pedagogo-na-empresa&catid=264:270&Itemid=21 Acesso em: 15 Jun. 2017.

FALQUETO, Kênia Ribeta. Pedagogo Empresarial: Práticas e Competências. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/pedagogo-empresarial-praticas-e-competencias/99713/ Acesso em: 15 Jun. 2017.

PRADO, André Alves; SILVA, Elaine Machado da; CARDOSO, Mônica Aparecida Batista da Silva. A Atuação do Pedagogo na Empresa: A Aplicação Eficiente e Eficaz da Pedagogia Empresarial. Disponível em: http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/viewFile/593/423 Acesso em: 14 Jun. 2017.

AUTORES DO BLOG

Cláudio Moraes

 

Graduado em Gestão Ambiental e Estudante de Pedagogia, trabalha como Educador Ambiental e desenvolve Projetos Educacionais desde 2008.

Rafael Dias

Licenciado em Física, já atuou como professor e pesquisador na área de ensino. Ministra aulas particulares para todos os níveis educacionais.

SIGA-NOS NAS REDES
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
Postagens Recentes
Palavras-Chave
Nenhum tag.
bottom of page