top of page

"LETRAMENTO ESTATÍSTICO". Já Ouviu Falar Nesse Termo Dentro Da Escola?

Em 1980 a estatística e a probabilidade foram vistas como básicas e necessárias aos alunos e que os mesmos atuassem na sociedade. Hoje, o currículo de matemática dedica atenção aos temas citados acima e tão importantes para as pessoas lidarem com índices de custo de vida, tirar amostragem, sondagens e tomar decisões cotidianas (LOPES, 2015).

Considera-se o estudo e a investigação da estatística e da probabilidade na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio extremamente importante, atuando diretamente na formação do aluno como cidadão e trabalhará também a capacidade crítica e a autonomia dos mesmos (LOPES, 2015).

É necessário que o cidadão entenda mais que apenas porcentagens, crescimento populacional, taxas de inflação e índice de desemprego, mas sim analisar, relacionar criticamente esses dados, além de questioná-los. Então, o ensino da estatística e da probabilidade contribuirá para que os alunos percebam problemas no mundo real e que os educadores respeitem as próprias estratégias dos alunos de solucionar esses problemas do modo deles, aprendendo a ouvir críticas e a valorizar o trabalho do colega (LOPES, 2015).

O estudo da estatística de forma crítica precisa fazer com que o educador respeite os saberes do aluno, que foram trazidos de sua vida e do seu convívio social. Por exemplo, construir gráficos e tabelas de forma descontextualizados da vida do aluno estimula a elaboração do pensamento apenas e não desenvolve a criticidade nos alunos (LOPES, 2015).

Hoje em dia a instituição escolar não consegue acompanhar as mudanças sociais e tecnológicas no Mundo e então, cabe ao educador em sala de aula fazer a mediação na reversão dessa situação, gerando processos reflexivos entre os alunos e reestruturando assim a forma de dar aulas (LOPES, 2015).

Está aí o grande desafio do educador, acompanhar as mudanças no Mundo. Levar o letramento estatístico e matemático aos alunos de forma que siga a realidade de vida dos mesmos, mas tudo isso de forma crítica e reflexiva. O educador precisa levar o aluno a refletir a partir dos dados estatísticos e matemáticos sobre a problemática do cotidiano dos estudantes.

Enfim, o educador faz acontecer o ensino e a aprendizagem do letramento estatístico por meio de investigações diante dos alunos, dentro da realidade deles e que os levarão a criar um senso crítico diante de reflexões reais.

REFERÊNCIAS:

LOPES, Celi Espasandin. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622008000100005&script=sci_arttext Acesso em: 09 Jun. 2017.

AUTORES DO BLOG

Cláudio Moraes

 

Graduado em Gestão Ambiental e Estudante de Pedagogia, trabalha como Educador Ambiental e desenvolve Projetos Educacionais desde 2008.

Rafael Dias

Licenciado em Física, já atuou como professor e pesquisador na área de ensino. Ministra aulas particulares para todos os níveis educacionais.

SIGA-NOS NAS REDES
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
Postagens Recentes
Palavras-Chave
Nenhum tag.
bottom of page