top of page

Alfabetização Reflexiva Para Pedagogos

A Alfabetização precisa ser vista reflexivamente, onde se ler não é apenas decifrar códigos alfabéticos, mas sim extrair significados das palavras às quais são lidas e escritas pelas crianças. É de extrema importância diversificar as atividades oferecidas em sala de aula. E por isso é preciso estimular a criatividade nos alunos e alunas no processo de Alfabetização (ALMEIDA, 2017).

Segundo Almeida (2017), a intenção efetiva da Alfabetização deveria se respeitar o que as crianças já escrevem, mas do seu modo. Elas escrevem “outra escrita”, a qual é construída de forma diferente da escrita do adulto, mas o propósito é o mesmo, que é a comunicação. Cada criança precisa ser respeitada em sua escrita e essa escrita precisa ser valorizada.

Por isso verifica-se que há uma real importância do estudo da teoria em Alfabetização e dos cuidados com a formação continuada dos pedagogos. O pedagogo precisa se preparar teoricamente para lidar com a questão em sala de aula. Normalmente, a formação inicial do professor não é o suficiente. Ele precisa de capacitação em relação ao tema Alfabetização.

E em relação à prática do pedagogo da questão Alfabetizar, é muito delicada, pois os professores recém-formados não estão, normalmente, preparados para lidar que a Alfabetização em si. Ele precisaria de um tutor quando tiver dando suas primeiras aulas, pois esse tutor o acompanharia em sala de aula, principalmente nas aulas de Alfabetização. Já que o tema é algo delicado e que necessita de grande atenção e preocupação.

REFERÊNCIA

ALMEIDA, Adriana de. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ALFABETIZAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2004/anaisEvento/Documentos/CI/TC-CI0106.pdf Acesso em: 19 Jun. 2017.

AUTORES DO BLOG

Cláudio Moraes

 

Graduado em Gestão Ambiental e Estudante de Pedagogia, trabalha como Educador Ambiental e desenvolve Projetos Educacionais desde 2008.

Rafael Dias

Licenciado em Física, já atuou como professor e pesquisador na área de ensino. Ministra aulas particulares para todos os níveis educacionais.

SIGA-NOS NAS REDES
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
Postagens Recentes
Palavras-Chave
Nenhum tag.
bottom of page