top of page

O Ensino Crítico de Geografia

É mais que necessário buscar na educação do século XXI o estímulo do senso crítico nos alunos e alunas, a autonomia e também provocar a curiosidade diária nos mesmos, além de trabalhar em sala e no dia a dia uma educação inovadora.

Esperamos que o ensino de Geografia neste século seja de forma crítica e na preocupação de que o aluno sairá mais independente, humano e sensível para o mundo. Os educandos precisam receber a provocação dos professores de forma a realizar um processo de ensino e aprendizagem com mais fundamentação teórica e voltada para a formação humana, de conhecer melhor o homem inserido no Meio Ambiente, trabalhando também a identidade cultural dos alunos nas comunidades em que eles estão e dando muito valor a criticidade.

A verdadeira educação de qualidade é aquele que vem com criticidade e tornarndo o homem ao redor do planeta mais sensível ao que acontece com seus semelhantes e também ao planeta.

O ensino de Geografia precisa trazer para todos nós e aos nossos alunos em sala de aula valores a sociedade em si, ao Meio Ambiente e de como o ser humano é inserido na Natureza de forma salutar. Enfim, “o papel do professor é de um provocador” (como diria Rubem Alves) do conteúdo de Geografia, fazendo o aluno a raciocinar e eles precisam receber o conteúdo geográfico de forma crítica e sem aceitar tudo que vem do educador sem questioná-lo.

AUTORES DO BLOG

Cláudio Moraes

 

Graduado em Gestão Ambiental e Estudante de Pedagogia, trabalha como Educador Ambiental e desenvolve Projetos Educacionais desde 2008.

Rafael Dias

Licenciado em Física, já atuou como professor e pesquisador na área de ensino. Ministra aulas particulares para todos os níveis educacionais.

SIGA-NOS NAS REDES
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
Postagens Recentes
Palavras-Chave
Nenhum tag.
bottom of page