top of page

A Psicologia das Relações Humanas na Escola

É de extrema importância compreender a “ferramenta” Psicologia das Relações Humanas como mais que necessária no âmbito escolar, pois a mesma investiga e trabalha as relações interpessoais. Desenvolve no ambiente das escolas o diálogo e a compreensão do bom convívio entre alunos, professores, coordenadores psicopedagógicos, funcionários do apoio, da limpeza e de todas as funções ali presentes. O diálogo em si desenvolve a resolução de conflitos entre pessoas dentro do ambiente escolar e isso é confirmado na prática dentro das escolas.

Os impactos gerados por se trabalhar a Psicologia nas relações interpessoais são fortemente positivos e salutares para o desenvolvimento humano. O ambiente escolar necessita da resolução dos conflitos no comportamento entre pessoas e a Psicologia vem presente nessa questão. Ela é utilizada para a resolução de conflitos entre professor-aluno, entre aluno-aluno e entre as demais pessoas de convivência. Mas não podemos esquecer que os pais e mães também precisam estar inseridos neste processo educacional, pois boa parte do tempo que os alunos vivem é em casa e com os pais.

As relações humanas no ambiente escolar produzem o bom convívio ou não. Se existir diálogo, se existir olho no olho, se existir conversas com respeito e amor ao outro, e sinceridade certamente esse ambiente e essa convivência será agradável, pois se diz por aí: “que as pessoas é que fazem o lugar” e pode existir muito verdade nessa frase.

A escola é responsável pelo desenvolvimento social e cognitivo do aluno. Isso quer dizer que o desenvolvimento do aluno no ambiente social em que ele vive e que o desenvolvimento de sua inteligência vêm a partir da escola, pois é lá que o aluno se relaciona com o outro e aprende a respeitar o outro, amadurecendo emocionalmente e é lá também que ele adquire o conhecimento e troca com o professor e com todos ali presentes, trabalhando assim o seu cognitivo.

AUTORES DO BLOG

Cláudio Moraes

 

Graduado em Gestão Ambiental e Estudante de Pedagogia, trabalha como Educador Ambiental e desenvolve Projetos Educacionais desde 2008.

Rafael Dias

Licenciado em Física, já atuou como professor e pesquisador na área de ensino. Ministra aulas particulares para todos os níveis educacionais.

SIGA-NOS NAS REDES
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
Postagens Recentes
Palavras-Chave
Nenhum tag.
bottom of page