top of page

Tenho Medo de Provas Professor!!

As provas antigamente serviam como uma forma de ameaçar os alunos, mas isso está ultrapassado. A avaliação hoje oferece caminhos para se medir a qualidade do aprendizado dos pequenos e então, mostrar alternativas de melhoria no ensino.

Então podemos citar as formas mais comuns de se avaliar os alunos, como: Prova objetiva, prova dissertativa, seminário, trabalho em grupo, debate, relatório individual, autoavaliação, observação e conselho de classe.

Em particular, percebe-se que a autoavaliação é bem eficiente e ela demonstra que o depoimento do aluno fornece dados para os novos planejamentos de aula dos professores e ele também indica as necessidades do aluno, sugerindo atividades individuais ou em grupo para ajudá-lo a superar as dificuldades.

Segundo Mere Abramowicz, “a avaliação deve ser encarada como reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino”.

O professor Cipriano Carlos Luckesi coloca em seus textos que a avaliação “seja pontual ou contínua, a avaliação só faz sentido quando leva ao desenvolvimento do educando”.

A tirinha do Chico Bento demonstra claramente o modelo ultrapassado tecnicista de ensino, pois a professora ameaça indiretamente o Chico Bento e seus amigos. Que a nota na mão da professora vira um instrumento de poder e de dominação, despertando o medo em Chico Bento. Isso demonstra o despreparo da professora em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem nas avaliações dos alunos, mas essa foi a forma que ela aprendeu quando ela estudava, então é o que ela tem para passar aos alunos e por isso, é necessário uma desconstrução desse velho modelo na educação brasileira.

A professora poderia avaliá-lo, como foi citado acima, pela autoavaliação, pois é uma forma de avaliação bem mais justa e democrática em sala de aula e então ela veria como o aluno se expressa e de como ele se vê no processo de ensino-aprendizagem. Ou ainda, poderia realizar uma forma boa de avaliação que é o debate em sala de aula, onde todos os alunos discutiriam o que foi estudado durante o ano, semestre ou bimestre.

BIBLIOGRAFIA:

A Avaliação deve Orientar a Aprendizagem. Disponível em:

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliacao-aprendizagem-427861.shtml Acesso em: 20 Mar. 2017

.

AUTORES DO BLOG

Cláudio Moraes

 

Graduado em Gestão Ambiental e Estudante de Pedagogia, trabalha como Educador Ambiental e desenvolve Projetos Educacionais desde 2008.

Rafael Dias

Licenciado em Física, já atuou como professor e pesquisador na área de ensino. Ministra aulas particulares para todos os níveis educacionais.

SIGA-NOS NAS REDES
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
Postagens Recentes
Palavras-Chave
Nenhum tag.
bottom of page