top of page

A Escola e o Real Valor no Ensino das Artes

A escola possui a real função de formar cultural e artisticamente os alunos, estimulando-os não apenas ao conhecimento dessas duas atividades mais que importantes na estruturação do processo ensino-aprendizagem, mas também trabalhar a afetividade, a motricidade, as cores, as texturas, enfim todo o desenvolvimento humano que elas proporcionam.

Essas atividades são de extrema importância para os alunos, pois desenvolve os sentidos, as habilidades, formando o cidadão mais humano e mais autêntico. Trabalhar as artes forma um indivíduo mais sensível, mais atento às coisas que lhe rodeia.

Podemos realizar uma atividade de “interferência”, tirando Xerox de parte de uma obra de arte brasileira, ou seja, parte da folha fica em branco e a outra com um fragmento da obra de arte de um grande pintor. E nisso, distribuímos tintas às crianças e pedimos que elas completem a obra, mas da forma delas e com autenticidade. Sairão obras únicas e cada uma de um jeito. Colocaremos expostas na sala de aula com o intuito de valorizá-las.

Esse tipo de trabalho poderá trazer ao processo de aprendizagem do aluno benefícios, como: Valorização de uma obra autêntica do aluno, respeito à individualidade de cada um, criação de uma exposição em sala de aula das obras e melhoria da autoestima dos alunos.

AUTORES DO BLOG

Cláudio Moraes

 

Graduado em Gestão Ambiental e Estudante de Pedagogia, trabalha como Educador Ambiental e desenvolve Projetos Educacionais desde 2008.

Rafael Dias

Licenciado em Física, já atuou como professor e pesquisador na área de ensino. Ministra aulas particulares para todos os níveis educacionais.

SIGA-NOS NAS REDES
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
Postagens Recentes
Palavras-Chave
Nenhum tag.
bottom of page